sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Dia 17 de Fevereiro - Celebramos a Páscoa de Ronaldo Pereira


Ronaldo Pereira - Consagrado da Comunidade de Vida

“Meu maior desejo é dar a vida pelos jovens!”.


Trajetória e testemunho dado por seu irmão Ricardo (Richard) Pereira


QUEM FOI RONALDO PEREIRA?

      O Ronaldo sempre foi um jovem revolucionário. Nos tempos de escola era  escritor e editor de um jornalzinho com o teor comunista, ele fazia a montagem desse jornal e distribuía-os na escola, isso ate causou um problema com a direção e na época eu como irmão mais velho e muito conhecido fui chamado, pois meu primo era um dos diretores... O fato e que ele já tinha umas ideias revolucionárias naquela época.
     À vontade dele era concluir a colegial e fazer faculdade de agronomia e ir embora pra Cuba... E nesse ínterim ele conheceu uma menina de nome Daniela, acho que namoraram, e ela o levou ao Shalom, neste período o Ronaldo passou por sérias mudanças em suas “convicções” ou seja na verdade conheceu a “verdade”.


O CHAMADO

     Depois de concluir a escola entrou pra faculdade de Administração de empresas, e ao mesmo tempo já estava engajado em grupo de oração, na época um dos primeiros grupos de jovens do Shalom, o grupo El Shadday... Logo despontou como líder, assumindo rapidamente os chamados e propostas que lhes eram apresentados, tinha um enorme carisma e arrastava muitos jovens com ele... Tornou-se pastor do grupo e ai decolou naquilo que Deus tinha guardado pra ele...
     Fato interessante: em um encontro logo na conversão, nos primeiros dias, em um ginásio esportivo aqui em Fortaleza, o Moysés Azevedo pregava para jovens e teve uma palavra de ciência onde Deus tocava naquele instante e chamava um jovem revolucionário para o seu serviço, o Ronaldo me partilhou isso, se sentiu tocado, sabia que era ele esse jovem... O Moysés ainda não o conhecia... Dias depois em um cruzar entre ele e o Moysés ali nos arcos do Shalom da Paz,  o Moysés o chamou e disse: - você sabe que aquela palavra do encontro foi pra você né? E o Ronaldo confirmou... Esse foi ao meu ver o primeiro “selo” de Deus no coração do Ronaldo...
     A caminhada do Ronaldo foi um acidente, desde o dia em que ele entrou no grupo de oração até seu último instante de vida conosco... Uma mudança de vida inesperada, fora de seus planos humanos... Fez o vocacional para a Comunidade de Aliança, mas foi chamado para Comunidade de Vida, primeira grande choque... Entrou na Comunidade de Vida e foi viver em Pacajus, longe do conforto que ele tinha em casa, largou a faculdade e foi cuidar das coisas de Deus... Ou seja, seus planos ficaram de lado e ele fielmente seguiu o seu chamado, isso o faz diferente, isso o fez feliz... Passou por diversas áreas na comunidade sempre culminando com a parte administrativa e pastoral. Era o braço direito do Moysés.
     Um pouco depois assumiu o projeto juventude, onde Deus colocava um grande desejo no seu coração de consumir toda a sua vida pela juventude. De  doar até a sua ultima gota de sangue pelos jovens.


O ACIDENTE

     E assim aconteceu, no dia 17 de fevereiro voltando de uma missão da Comunidade em Natal/RN, junto com Moises e mais algumas pessoas, a 30 minutos de chegar em Fortaleza. Sofreu um acidente de carro aonde veio a falecer. Quando chegou no hospital seu desejo tinha sido atendido, pois ao chegar já morto, não tinha mais nenhuma gota de sangue em seu corpo. Ele verdadeiramente deu toda sua vida e seu sangue pelos jovens.
     A páscoa do Ronaldo fez jorrar dentro da Comunidade Shalom a graça do amor humano; da paternidade e maternidade espiritual; maior devoção a Nossa Senhora em particular sob o título de Porta do Céu dentre outras graças. Firmou-se a convicção da missão Shalom no Céu.



UMA CONVICÇÃO

Na madrugada de sua morte, o meu telefone tocou... Atordoado, levanto e atendo, meu amigo Roger Valim, comunicando o acidente deles. Não entendi direito, não devo ter acordado totalmente... O Roger volta a ligar e me alerta do acidente, que devemos ir ao IFJ (Instituto José Frota)... Ali entendi que a coisa podia ser grave... Na verdade ele já se fora... Apenas não me dariam a noticia de uma vez só... Minha alma esfriou, meu corpo adormeceu... Senti sua falta... Quando desço do carro o Sérgio, marido da Emmir Nogueira me abraçou forte e me deu a paulada final: ele se foi... Silencio e convencimentos me vieram na hora... Como uma grande graça alcançada a certeza de que Deus o tinha chamado, de forma rápida, me veio à paz quando o Moysés me abraçou eu o falei: Moysés você manda muitas pessoas em missão da Comunidade Shalom para diversos lugares no mundo... Mas pra essa missão você não poderia ter feito. Moysés hoje está fundada a Missão Shalom no Céu!
Essas palavras doeram minha alma e meu corpo se espedaçou, mas ao mesmo tempo eu tinha o convencimento de que era Deus, via-se a mão Dele claramente em tudo... O Ronaldo fora chamado por Deus para abrir a Missão Shalom no Céu... Depois foram outros, vi um a um irem ao seu encontro... Hoje estão em Comunidade... Lá no Céu.
Moysés sofreu muito com a sua perda, lembro do dia de sua páscoa, lembro do abraço que o Moysés deu e as palavras que proferiu me fazendo dois pedidos: um pra que eu permitisse que o corpo dele fosse velado no Shalom e sepultado no túmulo do Shalom e o outro, acho que por ter perdido seu grande amigo, pra que fossemos amigos, esse pedido me soou como uma externação da dor da perda, entendi perfeitamente sua dor, já que eu também sentia muito forte, e o quanto nós homens, necessitamos suprir nossas carências e sermos curados por Deus através do outro... Entendi naquele momento que a única forma de Deus nos amar, de Deus amar o outro e através de mim, amando o meu próximo eu estendo o amor de Deus a ele, e isso o faz feliz...
Uma coisa que o Ronaldo escreveu pra mim e tenho guardado ante hoje em minha bíblia, eu estava de viagem e ele esteve em meu escritório dias depois de entrar pra Comunidade de Vida... Ele foi muito corajoso em largar a vida que tinha, estudos, trabalho e família, meu pai ficou maluco de raiva... Nesse dia em que ele esteve aqui em meu escritório, mais precisamente em 08/09/91 data da minha bíblia diz o seguinte:
“Richard, melhor que tudo o que alguém possa ter ou saber, é poder ser um filho de Deus. Nunca esqueça: o verdadeiro progresso é o progresso interior, o exterior é consequência”. Amo você...
Isso tem sido o Rhema da minha vida, desde o dia que o li pela primeira vez, tenho lido muitas vezes, sempre leio, isso resume minha maior luta, na minha vida, foi Deus realmente que o inspirou pra falar uma coisa que eu preciso ouvir sempre... Ele foi ao cerne da minha necessidade, da necessidade da minha alma... Deus nos conhece realmente e isso prova a intimidade que o Ronaldo tinha com o Pai...
O Ronaldo é um instrumento eficaz nas mãos de Deus, não só para os jovens, mais também para aqueles que são jovens de espírito.
Recebi muitas cartas e contatos de mães de jovens que agradeciam por seus filhos, alguns que tinham envolvimento com drogas... Sinais de que a obra teve frutos, foi rápida, mas gerou muitos e muitos frutos... Como ele mesmo falava, após um dia cansado de organizar os trabalhos de um congresso ou coisa do gênero:

“Só me sinto feliz quando estou realmente cansado, consumido pelo trabalho de Deus”. 


Um comentário:

  1. O RONALDO MUDOU MINHA VIDA DESDE O PRIMEIRO INSTANTE QUE O VI, NUM FORUM CARISMÁTICO, E CONTINUA MUDANDO ATÉ HOJE, EM NOSSAS "CONVERSAS" CORRIQUEIRAS; É UM AMIGO PRESENTE, GENEROSO E FIEL, QUE ME ESCUTA SEMPRE QUE PRECISO E ME FALA MESMO QUANDO ACHO QUE NÃO PRECISO... COISAS DO RONALDO. ELE ME INSPIRA COMO ARTISTA INCLUSIVE, ESPERO UM DIA FAZER ALGO EM HOMENAGEM À SUA NOBREZA

    ResponderExcluir