quarta-feira, novembro 09, 2011

Partilha sobre a Vigília de Evangelização do dia 05.11.2011

 
Na tarde e na noite do dia 5 de Novembro de 2011, houve uma Vigília de Evangelização no Dragão do Mar e proximidades. Lá, estava toda a Comunidade Católica Shalom, nas mais diversas idades, jovens, adultos, famílias, dentre eles: postulantes, discípulos, consagrados, vocacionados, pessoas da obra, etc.     
No local, reúne-se uma multidão de jovens aos finais de semana, aonde a Comunidade sempre vai ao encontro destes. Mas esta vigília, em especial, foi o presente de aniversário que nosso querido e amado pai, fundador, Moysés, nos pediu. Presente este, que não deixou de ser comunitário, pois, para todos nós que estávamos lá, foi uma imensa alegria, estarmos reunidos em Comunidade, para assim, anunciarmos Cristo ressuscitado que passou pela cruz, dando de graça o que de graça recebemos e testemunharmos que Deus é a nossa alegria e o quanto vale a pena buscar e viver a santidade aqui na terra.
Para mim, de forma particular, foi uma noite de muitas bênçãos. Era impressionante a providência de Deus e a Sua condução. Eu fui pra vigília, dizendo que ia voltar pra casa mais cedo pois, estava extremamente cansada e devido ao encontro Vocacional que aconteceria no dia seguinte. Mas, na hora, a ação de Deus foi tão forte que eu não resisti. Olhando ao meu redor, a todos aqueles jovens que lá estavam, no álcool, na prostituição, naquele show de rock que estava acontecendo no local, eu não conseguia nem pensar na possibilidade de voltar mais cedo pra casa. E aí, Deus foi me dando a graça de ofertar todo o meu cansaço e de ir ao encontro daqueles que estavam a minha espera.
Todas as pessoas que eu abordei eram evangélicas, e todas elas estavam afastadas da Igreja.  Algumas porque sentiam vergonha de retornar; outras porque eram de outra cidade e depois que chegaram aqui foram conhecendo e experimentando coisas do mundo e não conseguiram mais retornar; outras ainda, porque tiveram decepções durante a vida e culpavam a Deus pelos fatos acontecidos; etc. Mas falarei aqui de uma delas, que para mim foi uma das que ficou mais forte.
Enquanto eu estava evangelizando um rapaz no sinal, os outros dois que estavam comigo ficaram me esperando sentados na calçada, e enquanto eles estavam lá, chegou uma mulher, muito alcóolizada, pedindo água. Daí, eles deram a água e começaram a evangelizá-la. Quando eu terminei de conversar com o rapaz, fui pra onde eles estavam, ela foi logo perguntando meu nome, pedindo pra eu sentar e assim o fiz. Daí, ela foi se apresentando. Disse que tinha 26 anos, tinha uma filha de 9 anos, mas que morava com a mãe dela, porque hoje ela estava viciada no álcool, não tinha mais casa e dormia na rua, por onde desse, por isso, ela não queria que a filha dela visse essa situação. Falou que já tinha coordenado grupo de oração na igreja em que ela participava e aí foi explicando também todo o motivo pelo qual ela se afastou. Quando eu falei que éramos do Shalom, ela disse: “Áh! Vocês são daquela comunidade? Eu amo vocês demais! A conversa aqui vai ser boa! Eu era da Igreja Universal, vocês conhecem?” Daí, eu falei que conhecia a igreja dela, continuei falando da comunidade, da minha experiência com o amor de Deus, etc. E Deus colocava em meu coração a parábola do filho pródigo. Quando eu peguei minha Bíblia para ler a passagem, ela pegou a Bíblia das minhas mãos e falou: “Óh, quando você for ler a Bíblia, não leia de qualquer jeito não! Você segura ela, fecha os olhos e reza a Deus clamando o Espírito Santo d’Ele. Quando você sentir no seu coração, abra a Palavra; onde você colocar os olhos, é lá que Deus tá querendo falar ao teu coração.” Quando ela terminou de falar isso, eu perguntei: “E você pode fazer isso agora?” Ela respondeu: “Mas é claro”, e começou a rezar. Os outros dois que estavam comigo e eu, ficamos só intercedendo. Quando ela abriu a Bíblia, foi bem em uma página que tinha um folheto com um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na hora que eu vi, me arrepiei inteira. E ela falou: “Nossa, que imagem bonita”, e começou a ler a passagem, que agora me falha na memória. Quando ela terminou de ler, falou: “Essa passagem foi uma grande providência de Deus, hein?! Você acredita na providência de Deus? Eu acredito!” Daí eu falei: “Mas é claro que eu acredito! E você acredita que foi providência de Deus você ter aberto a Bíblia logo onde se encontrava essa imagem de Nossa Senhora?” Ela parou, pensou, e respondeu: “Sim, eu acredito, porque nossa Mãe do céu sabe de tudo.”
Para muitos, isso que ela disse, pode não significar nada, ou pode até ser considerado uma besteira. Mas, para mim, que já fui evangélica e já tive um imenso bloqueio com Maria, aquilo foi simplesmente fantástico. Daí, eu comecei a falar de Maria pra ela. Maria que foi aquela que acreditou nas promessas de Deus e soube, mesmo na dor, dar o seu sim incondicional à vontade do Pai... enfim! Ela ouviu direitinho, mas não falou nada. Depois rezamos por ela, e enquanto rezávamos, ela mesmo, começou a louvar e bendizer a Deus pela aquela noite, pela providência de Deus em ter nos enviado para conversar com ela justo no momento em que ela estava mais distante d’Ele; dentre outras coisas. Daí, logo em seguida, ainda no momento da oração, ela começou a cantar uma parte de uma música que dizia: “Eu não preciso ser reconhecida por ninguém, a minha glória é fazer com que conheçam a Ti. E que diminua eu, pra que Tu cresças, Senhor, mais e mais.”
E aí, pude perceber quão grande era a obra que Deus estava realizando na vida dela. Uma obra de retorno aos braços d’Ele, à vontade d’Ele, aos caminhos d’Ele. Que para Deus não importava por onde ela tinha andado, o que ela tinha feito, mas somente a graça d’Ele, o perdão d’Ele, a misericórdia d’Ele e o Seu amor!
E é isso meus irmãos. Não deixemos nunca, de rezar e interceder pelas pessoas que estão neste mundo e que não conhecem a Deus, que não se deixam ter uma experiência com o Seu amor.  Rezemos, rezemos e evangelizemos. O mundo precisa de paz, o mundo precisa de Deus, que é a verdadeira e única paz. 

“Nosso relacionamento interior com a Mãe de Deus produz em nós um relacionamento harmonioso com o mistério de Cristo. Não há, pois, perigo de um impedir o outro” (João Paulo II)

Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde, SHALOM!

3 comentários:

  1. Que bela partilha Leticia!!

    Não podemos parar de evangelizar, a humanidade precisa de nós.

    Shalom!
    Raiane
    www.amigosshalompetrolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. FANTASTICO.!

    Sarah Bentes

    ResponderExcluir