quinta-feira, novembro 03, 2011

MOYSÉS AZEVEDO, nosso pai de vocação!

   
  Moysés Azevedo, o fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, é um consagrado celibatário da Comunidade de Vida. Há mais de 25 anos ele empreendeu a fundação da Comunidade hoje presente em mais de cinqüenta dioceses no Brasil e no Mundo. A Comunidade teve seu início a partir da evangelização feita por meio de uma lanchonete católica criada para este fim.
   Desde 2007, quando fora nomeado pelo Santo Padre, é Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério Papal responsável pelo acompanhamento e pelo engajamento dos leigos na Igreja.
Em 2005 foi nomeado pelo Papa Bento XVI  para participar como auditor do Sínodo dos Bispo sobre a Eucaristia, em Roma. Participou em 2007 da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida (CELAM), para o qual fora convidado como membro representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente. Em 2008 foi mais uma vez nomeado pelo Papa Bento XVI para participar do Sínodo da Palavra de Deus, em Roma.
   Foi Presidente da Fraternidade Católica de Comunidades de Vida e Aliança do Brasil e Vice-Presidente da Fraternidade Católica Internacional das Comunidades de Vida e Aliança.
   É renomadamente conhecido no Brasil e no exterior, devido especialmente à Comunidade que conduz e pelo ministério de pregação. Em sua pregação é característico o transbordar do seu amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens especialmente pelos jovens.
   Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará, Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi educado em ambiente católico, e desde muito jovem é líder dentre  grupos de jovens de Igreja e estudantis. Estudando seu ensino médio no colégio Marista Cearense e tendo cursado Geologia na Universidade Federal do Ceará (sem concluí-lo) e Fisioterapia na UNIFOR (concluído), sempre teve engajamento nos grupos de jovens católicos da época. Teve sua primeira experiência com Deus a partir do Movimento de Jovens da Arquidiocese de Fortaleza (1976) e depois aprofundou sua experiência de fé por meio da efusão do Espírito Santo, na Renovação Carismática Católica (1978).
    Em 1980, foi marcado por forte experiência com Deus quando pôde oferecer à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens, em uma visita do Santo Padre João Paulo II. Na ocasião ofereceu, a pedido do Cardeal Arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio, uma oferta livre em nome dos jovens da arquidiocese à Sua Santidade. Em 1982, com a bênção e presença do Arcebispo, fundou com a ajuda de vários jovens de grupo de oração a Lanchonete Shalom, que seria um ambiente descontraído em que se poderia evangelizar os jovens que não participam de Igreja. Nesta lanchonete, que seria a primeira vista um point da juventude, se abordam ainda hoje os presentes e se oferece aconselhamento, conversas sobre Deus, e se convida para seminários de vida e grupos de oração. Os grupos desde então começaram a se multiplicar e muitos iam sendo tocados por este carisma novo que surgia.
  Em 1985, vindo sendo continuamente interpelado por Deus e pela evangelização do mundo, a trilhar um caminho mais sério, foi desenvolvendo a experiência de uma vida comunitária com em novo estilo e forma, o que anos depois seria chamado na Igreja como a experiência das novas comunidades carismáticas. Foi direcionado a estar de retiro todo voltado à escuta de Deus, e daí escreveu os primeiros escritos da Comunidade que surgiria. Tendo retornado, e oferecido este caminho aos participantes engajados da obra que conduzia, foi em primeiro momento fortemente combatido por ser algo novo demais, mas percebendo ser a vontade de Deus prosseguiu neste caminho, e em fevereiro de 1985 junto a mais quatro irmãos se consagraram a uma vida de evangelização nesta nova comunidade que ali nascia. Foi grande ajuda de Deus na condução e estruturação da Comunidade, Emmir Nogueira, co-fundadora, leiga casada da comunidade de vida, que esteve presente desde seu início e que assume desde muito tempo a função de Assessora de Formação.
    Com o tempo, e sendo guiado em somente buscar a vontade de Deus, que é vocacionalmente uma marca da Comunidade, está à frente da Comunidade até hoje. Com o passar do tempo, os grupos se multiplicavam, os trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana, as vocações surgiam, outros bispos passaram a pedir casas da Comunidade em suas dioceses, e a Comunidade vem se expandindo até hoje.
   Em 1998, escreveu os primeiros estatutos da Comunidade, que tendo apresentado e sendo referendado pela Comunidade, apresentou e teve a aprovação diocesana do então Arcebispo de Fortaleza Dom Cláudio Humens. Em 2007, a Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício, sendo a primeira Comunidade Nova do Brasil a recebê-lo e uma das primeiras do mundo a ter seus Estatutos aprovados pela Santa Sé.  
    Reside em Fortaleza, na Diaconia Geral, onde exerce o governo da casa mãe e o governo geral da Obra. Vem permanecendo a serviço da Igreja, e conduzindo a Comunidade neste caminho, ao qual dedica toda sua vida pela evangelização e reconciliação do homem com Deus. 


Moysés Azevedo e eu / 20 de Agosto de 2010

"Em um mundo que põe sua confiança no efêmero, passageiro,
sou profundamente feliz, pela oportunidade de escolher o que é eterno, o que não passa jamais." (Moysés Azevedo)

2 comentários: