sábado, agosto 20, 2011

EMMIR NOGUEIRA, nossa mãe de vocação!

      Nascida em Fortaleza, Ceará, filha mais velha de seis irmãos, Maria Emmir residiu no Rio de Janeiro dos cincos aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs Lourdinas, Ursolinas e, na Universidade, aos Padres Jesuítas. Apaixonada pela língua inglesa desde criança, fez do estudo de línguas sua grande dedicação e paixão, tendo trancado a faculdade de Psicologia na PUC-RJ para dedicar-se às letras. Em 1972 mudou-se para Fortaleza e em 1973 casou-se com o Engenheiro Sérgio Cabral Nogueira. Formou-se pela Universidade Federal do Ceará em Fortaleza em 1974 e prosseguiu estudos de especialização no ensino inglês para estrangeiros, lingüística e fonética, como "extended student" da Universidade de Michigan, USA.
        Tendo nascido em uma família católica e muito temente a Deus, Maria Emmir nunca se afastou da fé, tendo sido hábito seu visitar a Igrejinha do Forte de Copacabana - como era conhecida na época - após cada aula de inglês na Cultura Inglesa do Rio de Janeiro. Também era freqüentadora quase diária da Capela de Santa Filomena, em Fortaleza, quando vinha de suas jornadas de estudo e trabalho. Nossa Senhora foi, desde de infância, a amiga e intercessora mais fiel. Logo após o casamento, porém, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical, até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, atendendo ao convite insistente de seu marido, que fizera o encontro meses antes. Daí para o Seminário de Vida no Espírito Santo, feito por ambos em agosto-setembro de 1977, foi um pulo. A Graça do Batismo no Espírito Santo viria a mudar inteiramente a ela.
       Em 1978 ela e seu esposo começaram a apoiar os jovens dos encontros de jovens da Arquidiocese de Fortaleza e, em seguida, do ENINJOCE, junto ao Sacerdote jesuíta Padre Luciano Cimman. A Graça de Deus, através do Cursilho e do Seminário de vida no Espírito Santo, aprofundou em Emmir a paixão pelos jovens. Era comum encontrar em sua sala de trabalho e em sua casa seus jovens alunos, que ali eram ouvidos, aconselhados, evangelizados entre uma conversa e outra, entre uma e outra aula de literatura inglesa e americana.
       Além dos jovens, a graça de Deus levou Emmir, logo depois de Seminário de Vida, a três grandes novos amores: a Oração, a Palavra de Deus e aos pobres. Teve a imensa graça de tornar-se próxima ao Padre Felipe Prévost, também sacerdote jesuíta, que pacientemente a ensinou a rezar e amar a Palavra, sendo seu orientador com o carinho, afeto e cuidado com que um bom pastor cuida de suas ovelhas. Na busca dos pobres e da Palavra, Maria Emmir teve a ventura de aproximar-se do Padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da RCC conhecido em todo Brasil e no mundo, que vive junto aos mais pobres, do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Neste bairro, Maria Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.
      Por volta de 1978 Emmir e Moysés Azevedo (fundador da Comunidade Católica shalom) se conheceram, através do trabalho com os jovens na Arquidiocese de Fortaleza, e também com os pobres do bairro Cristo Redentor. Ambos tornaram-se grandes amigos, unidos pelo mesmo amor ao Senhor, pelo apostolado e, em 1982, também pela Comunidade Shalom, fruto de sonhos partilhados sempre visando à evangelização dos jovens e a Glória de Deus.
     Desde os inícios da Comunidade Shalom, Maria Emmir trabalhou na formação, apostolado que exerce até os dias de hoje, como assessora de formação da Comunidade Shalom. Nestes 25 anos que se seguiram ao seu primeiro batismo no Espírito Santo, tem pregado por todo o Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Colabora assiduamente com a revista Shalom Maná, cujo nascimento acompanhou, é autora de diversos Estudos Bíblicos, entre eles o Enchei-vos, Luz para os meus passos I; exercícios de Oração para a Formação Básica I e II; A Promessa; Não Tenhas Medo; A Fenda da Rocha; Filho de Deus, Menino Meu.
       Olhando para sua vida, o socorro e a Graça de Deus são evidentes. Com razão se poderia dizer, com o Salmista: "com efeito, Deus fez grandes coisas por ela".

      

 Emmir Nogueira e eu / 28 de Maio de 2011
  
"Creio que a coragem de viver a radicalidade do Evangelho será uma virtude cada dia mais necessária para nós, católicos." 
 (Emmir Nogueira)






Nenhum comentário:

Postar um comentário