sábado, dezembro 24, 2011

Um feliz e santo Natal!!!



“Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Esse recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.Havia nos arredores pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma boa-nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura’. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos de benevolência (divina)’.Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: ‘Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou’. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seu sei materno.”
(Lucas 2, 1-21)

Não há como não se alegrar, não há como não festejar, não há como não louvar, agradecer e bendizer ao Senhor por este dia tão especial! É Natal! O Menino chegou! E com esta chegada, dentre muitas coisas que vêm em minha mente, três delas ficam mais forte: o mistério da eleição de Deus, a força/ação do Espírito Santo e o sim incondicional de Maria.

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significava semelhante saudação.O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e no reino não terá fim.’ Maria perguntou o anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’. Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo afastou-se dela.”
(Lucas 1, 26-38)


Como olhar para o Nascimento de Jesus e não ver Maria, Aquela que aceitou incondicionalmente a vontade de Deus? Quando o anjo chegou para ela na anunciação, Maria poderia muito bem ter dito: “Não estou preparada para tamanha graça” ou “Você pode me dar um prazo para que eu possa pensar um pouquinho?” ou “Não! Tenho medo” ou ainda “Mas porque eu? Existem tantas outras mulheres, e logo eu?” dentre diversas outras possibilidades... mas, não! Maria não hesitou em dar o seu sim incondicional à Deus: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.E foi esse sim, que permitiu com que hoje, pudéssemos experimentar de tão grande amor, de tão grande graça, que é a presença de Jesus - Yeshua. O Emanuel, o Deus conosco, o Salvador que, veio ao mundo através de: primeiramente pela vontade de Deus; e em seguida pelo sim de uma Mulher, que soube silenciar; soube ser simples em seus atos; soube ser pobre, casta e obediente; soube fazer a vontade de Deus em tudo... Eis o fruto do sim de Maria: Jesus Cristo, que nasceu, morreu, ressuscitou, e se faz presente em nosso meio, por amor a nós, seus filhos, que muitas vezes nãos damos o valor devido a este Amor; onde, ainda existem muitas pessoas que, muitas vezes preferem viver como se nada disso tivesse acontecido; ou, mais triste ainda, preferem viver como se Deus não existisse...

Que neste dia, possamos render um grande louvor de agradecimento a Deus, que enviou o seu filho para nos salvar. Mas que, também, possamos fazer uma grande súplica a Deus e intercedamos por aqueles que, hoje, não comemoram esta data por não acreditarem na encarnação do Filho de Deus; por aqueles que estão nas ruas, desabrigados, e não têm com quem nem como participar de uma ceia de Natal; por aqueles que estão nas drogas, no álcool, na depressão...pelo fato de não terem experimentado do verdadeiro Amor, da verdadeira paz e da verdadeira felicidade que é Cristo, ou apenas por opção. Peçamos também a graça da ousadia, da coragem e da disposição para anunciarmos e levarmos Jesus Cristo ao coração do homem, sendo cada vez mais, testemunhas desse Amor, enfim...



Desejo a todos, que vivamos este dia lembrando do seu verdadeiro significado. Desejo a todos que vivamos este dia com Jesus Cristo.

Um santo e abençoado Natal à todos!



Deus abençoe, SHALOM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário